VOLTAR

Com criatividade, as festas de fim de ano podem ser inesquecíveis

As festas de final de ano se aproximam. E aumentam as expectativas de como elas serão, já que o ano de 2020 foi, digamos, diferente para quase todo o mundo. 

Muitas crianças e adolescentes ainda estão com aulas 100% virtuais e daqui a pouco estarão de férias. 

Tem também os parentes distantes, inclusive muitos idosos. Com criatividade, é possível garantir atividades para todos, estando perto ou longe. O objetivo é que cada um se sinta útil e se divirta. Assim garantimos chegar ao final de 2020 com a saúde mental pronta para entrar num ano, realmente novo, como todos nós esperamos, certo?

A família já pode combinar os detalhes para o almoço ou jantar de Natal, assim como para a ceia de final de ano. É possível definir o cardápio, assim como dividir o que cada integrante ficará responsável em preparar. Há quem prefira encomendar tudo pronto, mas é interessante reservar pratos para serem preparados por quem está privado de ficar saindo de casa. 

Uma pessoa, que não seja do grupo de risco, pode ficar encarregada de ir ao supermercado para comprar todos os ingredientes para o preparo e levar para aqueles que devem permanecer em casa.

No caso de família que mora distante e vai se encontrar somente nas respectivas datas festivas, a alternativa é fazer compras online em estabelecimentos que façam delivery em cada endereço. Cada um faz o seu preparo, e no dia da festa cada um leva o seu prato.

Essa mesma estratégia serve para a família que não vai passar as datas com todos juntos, presencialmente. A sugestão, aqui, é que a reunião seja virtual. Cada um prepara – ou encomenda – a sua refeição completa e, com hora marcada, todos entram em alguma das plataformas que permitem reuniões virtuais. Que tal?

Mesmo à distância, a tradição da troca de presentes também pode ser mantida. Aqui também vale comprar o presente em lojas de e-commerce, solicitando a entrega do produto embalado para presente. Só que o presenteado tem que resistir para abrir seu presente só na data combinada. 

Na dúvida do que comprar, há vários varejistas que oferecem vale-presentes, adquiridos online. E o presenteado troca pelo que desejar.

Xô, depressão!

Até chegar as festas de final de ano, está exatamente na criatividade a forma de amenizar qualquer sintoma de depressão ou ansiedade que possa surgir – ou que já esteja instalado. 

As crianças, neste momento e principalmente quando estiverem de férias, precisam de distração e atividades, principalmente se continuam dentro de casa. É um grande desafio para os pais, que se sentem pressionados a “bolar” alternativas para entretê-los. 

Já pensou em fazer sua própria árvore de Natal junto com as crianças?

O jornal Bem Paraná contou a história inspiradora de Thais Mira Lourenço Guaragni, moradora de Maringá, que com suas duas filhas confeccionaram uma árvore de Natal em feltro. “Foi uma bagunça, mexe com glitter, cola, mas ajudou a aliviar a ansiedade”, contou a mãe.

Enfeites e penduricalhos também podem ser feitos artesanalmente. É uma boa ideia deixar cada um criar alguns enfeites para serem colocados na árvore de Natal.

Outra ideia é se entregar a trabalhos manuais para criar presentinhos personalizados. Uma rápida busca na internet traz muitos sites com ideias do tipo DIY (do it yourself ou faça você mesmo, em português). 

Ideias não faltam

O site Tempojunto, por exemplo, dá um monte de ideias, desde um vaso feito de corda a um globo de neve usando aqueles bichinhos de plástico que toda criança costuma ter em casa, passando por um pote com sais de banho ou com sal de cozinha aromatizado. 

Esse site foi criado por duas mães, que buscam atividades para passarem tempos agradáveis com seus filhos, deixando as crianças crescerem mais felizes.

Os presentinhos podem ser dados para os entes queridos. Se não for possível entregar pessoalmente, agora temos diversos aplicativos de entrega, via motoboy, além é claro dos Correios, que chegam em qualquer lugar. Neste último caso, entretanto, não deixe para a última hora para despachar, já que o prazo de entrega está mais estendido nestes tempos de pandemia.

E, ao se animar com o resultado de seu trabalho manual, que tal ganhar uma graninha extra, vendendo-os pela internet ou nos seus vários grupos de Whatsapp? Assim, vai juntar o útil ao agradável!

E, quando o Natal se aproximar, que tal reunir todos da residência para preparem a mesa, decorando com artigos e bibelôs feitos por cada um antecipadamente? Com certeza, vai ter um gostinho para lá de especial. E será como um resgate de como essa data era comemorada pelos nossos antepassados.

https://www.bemparana.com.br/noticia/final-de-ano-se-aproxima.-e-como-ficam-as-festas-em-tempos-de-pandemia#.X6PymIj0nIU

https://www.tempojunto.com/ e https://www.tempojunto.com/category/datas/natal-datas/

COMPARTILHAR:

CONTEÚDOS RELACIONADOS

EDITORIA
O que é o Alzheimer?
EDITORIA
O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?
EDITORIA
O que é Depressão?