A pandemia de Covid-19 trouxe desafios para todos. A diferença é que cada um tem sua própria maneira de reagir durante qualquer desafio ou obstáculo, e não só aqueles trazidos pelo novo coronavírus. Muitos psicólogos – e também a maioria dos filósofos – recomendam usar este momento com sabedoria.
A sabedoria é uma das seis virtudes descritas pela Psicologia Positiva, movimento que surgiu nos Estados Unidos, no final dos anos de 1990, cujo foco é a busca pela felicidade humana, pelo que faz a vida valer a pena.
As técnicas propostas pela Psicologia Positiva resultam em vários benefícios. Um dos mais importantes é o poder de mudar a perspectiva de uma pessoa, levando a mudanças bastante intensas no bem-estar e na qualidade de vida. Isso porque as mudanças promovidas aumentam o nível de felicidade no dia a dia.
Mas como ser sábio diante dos sofrimentos que sentimos durante a pandemia? O terapeuta neuropsicanalista Carlos Mion escreveu, no site Obvious, um texto sobre dor e sofrimento, e se são ou não opcionais. Ali, ele diz que o sofrimento é opcional, mas exige força de vontade, mudança de hábitos e é preciso enxergar a vida de uma forma diferente.
“O sofrimento corresponde à interpretação que é feita pelo seu cérebro”, escreveu Mion. “Felicidade ou infelicidade, liberdade ou prisão emocional, gratidão ou arrependimento dependem muito de como você escolhe interpretar (sentir) a situação.”
Saúde mental na pandemia
A solução, então, é enxergar as situações com um olhar mais realista e de forma mais positiva, traçando como meta ser feliz. A mudança de perspectiva é algo ainda mais importante neste tempo de pandemia, já que reforça a saúde mental como um todo.
O passo principal a ser dado é parar de remexer no passado, ficar comparando nosso cotidiano hoje com o de antes da chegada do novo coronavírus. Abandone pensamentos do tipo: “Ah, antes eu podia fazer isso ou aquilo, e agora não mais”.
Por outro lado, está o que virá. É certo que planejar o futuro é algo positivo, mas desde que não se projete que a felicidade só virá no pós-pandemia.
Esse tipo de iniciativa remete, no mínimo, a viver no momento presente, tirando um pouco da expectativa de quando – e como – será o mundo pós-pandemia, ou o que muitos estão chamando de “novo normal”.
E viver no presente é também deixar de lado as lembranças de como era a vida antes da Covid-19 e ficar sofrendo porque aquele tempo parece não voltar mais. E não voltam mesmo, porque ficou no passado.
A vida é agora!
Decidir ser feliz está no presente. “A vida é agora”, e não antes da pandemia e nem depois dela, disse o filósofo Clóvis de Barros Filho em um podcast (https://soulme.com/app/semana-dos-pensadores/como-encarar-os-desafios-da-pandemia-com-sabedoria) com Mariana Ferrão – a jornalista que apresentava o Bem Estar da Globo. “É agora que ela tem que ser plena, tem que ser incrível”, completou ele.
No mesmo podcast, Mariana conversou com Monja Coen, a qual tem insistido: “Não reclame na quarentena”. Para ela, há tantas opções para cada um de nós, mesmo em isolamento social. Pela internet, há diversos cursos, inclusive muitos gratuitos, e outros conteúdos interessantes, com tom positivo.
Em casa, podemos fazer trabalhos manuais, arrumar cada cantinho do nosso lar, praticar atividades físicas, meditar, ouvir música, dançar… assim como cuidar de quem está ao nosso lado e exercitar a gentileza. “A melhor solução contra a dor do isolamento é a solidariedade”, destacou o historiador Leandro Karnal, também para Mariana Ferrão.
Tempo para aprender
A pandemia trouxe espaço para investirmos em autoconhecimento, para melhorarmos os pontos fracos e reforçar os pontos fortes. Quem enxergar dessa forma e absorver os aprendizados, com certeza estará capacitado a agir com sabedoria diante das adversidades trazidas pela Covid-19.
Tudo na vida tem seu lado positivo e negativo. A chave está em voltar o olhar para o que é positivo, tal qual a metáfora de ver o copo meio cheio ou meio vazio. A sabedoria nos compele a entender que, por mais difícil que seja alguma determinada situação, podemos aprender algo com ela, tirar alguma coisa boa dela.
Então, com sabedoria, aproveite a oportunidade do presente, não somente para escolher ser feliz, mas também para se tornar um ser humano melhor hoje e sempre.
Fontes:
https://soulme.com/app/semana-dos-pensadores/como-encarar-os-desafios-da-pandemia-com-sabedoria