A família é a primeira base de relacionamento que uma pessoa possui ao nascer. Geralmente, os familiares são os primeiros a terem contato conosco quando estamos no mundo exterior. Serão eles que, no decorrer na vida, farão parte do desenvolvimento pessoal de cada pessoa e que estrutura muitos aspectos da nossa vida social e afetiva.
A qualidade das relações familiares em suas diversas formas pode influenciar de maneira positiva ou negativa o bem-estar do indivíduo do ponto de vista psicossocial, comportamental e fisiológico.
Manter um relacionamento saudável com a família é essencial para que, além da harmonia, exista a cumplicidade entre os entes. Em situações onde existe a necessidade de contato e apoio de pessoas próximas, são aos familiares que muitas pessoas recorrem, sobretudo diante de problemas de saúde.
Entre essas situações, é possível destacar a necessidade de apoio para enfrentar questões de saúde mental, muitas vezes despercebida ou negligenciada. Quando se descobre alguma enfermidade, por exemplo, frequentemente é a família quem costuma receber as primeiras notícias e é responsável pelo suporte dessas pessoas. O papel do familiar, em grande parte das vezes, se torna fundamental e indispensável no processo do cuidado da saúde mental.
A estrutura familiar continuará sendo um dos principais pilares do ser humano. Manter as relações familiares para o bom convívio é um ponto bem determinante em tantas situações, especialmente quando se refere a problemas psicológicos e psiquiátricos.
Referência:
Thomas PA, Liu H, Umberson D. Family Relationships and Well-Being. Innov Aging. 2017 Nov;1(3):igx025.