Também são muitas séries que abordam a temática de alguma forma. Destacamos algumas:
- De forma leve, One Day at a Time mostra vários aspectos da saúde mental. Focando no cotidiano de uma família cubana que vive nos Estados Unidos, a série gira em torno de Penelope, uma veterana de guerra e mãe solteira, que foi diagnosticada com estresse pós-traumático, depressão e ansiedade.
- Estresse pós-traumático também é o pano de fundo de On My Block. Ela exibe o dia a dia de um grupo de jovens num cenário de guerra entre gangues e de sobrevivência ao Ensino Médio em meio ao caos.
- Degrassi é outra série que contém estresse pós-traumático, mas também depressão, ansiedade, transtorno bipolar, bulimia e anorexia. Mostra inclusive a cena de um suicídio e o impacto nas outras pessoas. A produção é mais voltada ao público adolescente, até por se passar no ambiente escolar. A continuação da série, agora, chama-se Degrassi: Next Class.
- A temática de suicídio também compõe o enredo de A Million Little Things, entrando a fundo na questão da depressão em adultos. Ela aponta formas de como lidar com a depressão junto a amigos.
- Transtornos mentais, distúrbios alimentares e baixa autoestima permeiam My Mad Fat Diary. A série tem como protagonista uma jovem obesa de 16 anos, que se depara com um mundo diferente e mais incômodo do que o hospital psiquiátrico onde estava antes. Mesmo assim, a garota se mantém carinhosa e divertida.
- Já This Is Us trata os dramas familiares, com ingredientes que incluem o alcoolismo e a síndrome do pânico. Diferente da maioria das produções, esta aborda transtornos mentais em homens.
Agora, se você busca outras temáticas, sugerimos Eu Sinto Muito e Crazy Ex-Girlfriend (ambos sobre transtorno de personalidade limítrofe/bordeline), Atypical (sobre autismo), Shameless Us (transtorno bipolar) e Please Like Me (depressão e ansiedade, inclusive como decorrência do homossexualismo).
Bom divertimento!
Fontes:
https://queridomedo.com.br/10-series-que-falam-sobre-transtornos-mentais/