É importante que uma criança, ao frequentar a escola, conviva em um ambiente favorável ao seu crescimento saudável tanto nos aspectos físicos como mentais, com oportunidades para brincar, se exercitar e estimular um bom desenvolvimento pessoal e intelectual, já que a saúde mental infantil é influenciada, dentre outros, por aspectos emocionais, comportamentais e sociais.
Além de uma estrutura física adequada, o afeto, carinho, atenção e a promoção do senso de responsabilidade são alguns dos elementos que compõe um ambiente saudável para as crianças. É determinante também não expô-las a situações que possam gerar constrangimento ou medo. Discussões, brigas, cenas de violência ou episódios que causem temor e traumas futuros, são algumas dessas situações.
Assim como os adultos, as crianças também sentem ansiedade, tristeza, nervosismo, entre outros, que em excesso podem interferir na qualidade de vida e gerar um problema de saúde mental ou um transtorno. Por outro lado, esses sentimentos podem ser manifestados pelas crianças de um jeito diferente dos adultos, o que dificulta que se perceba o sofrimento que elas estão sentindo.
A escola pode auxiliar na identificação de sintomas que envolvam o sofrimento psíquico das crianças e a colaboração de educadores é indispensável, seja numa atitude preventiva ou até mesmo no estímulo de habilidades socioemocionais.
Os pais ou responsáveis legais, em contrapartida, são os principais encarregados pela manutenção da saúde física e mental da criança e a relação familiar desempenha um papel determinante.
Incentivar um ambiente onde as crianças possam interagir e manter o bem-estar durante o período em que estão no ambiente escolar é essencial para o desenvolvimento humano. Mais que aprender a ler, escrever e pensar, a educação ajuda a saber conviver, lidar com diferenças e interagir com outras pessoas.
Fontes:
1) Cid MFB, Squassoni CE, Gasparini DA, Fernandes LHO. Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores. 2019;30:e20170093. Disponível